quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Gerês - Trilho do Borrageiro

Demos inicio a este percurso junto à ponte que marca o inicio do trilho para as minas dos Carris, perto da Portela do Homem. Foram duas horas infindáveis até ao ponto que marca o inicio da parte mais interessante do percurso: a saida do trilho e inicio da descida para as minas do Borrageiro.
Esta descida apresenta um cenário magnifico da Serra do Gerês, com vales profundos e montanhas majestosas. Ao fundo, a sul, vislumbramos a albufeira da Paradela.

Chegados às minas do Borrageiro, ainda pensamos ir às lagoas do Marinho. Esta visita ficou para outra altura, uma vez que o grupo decidiu partir para os Prados da Messe e pernoitar na cabana de pastores aí existente.

Ficamos um pouco desiludidos com a dimensão das minas do Borrageiro. Apenas existem meia dúzia de casas bastante arruinadas. Além do que para lá chegar tivemos que vencer uma subida muito difícil.

O percurso desde as minas até aos Prados da Messe é relativamente plano.

Chegamos aos Prados às 20h. Foram quase 10h de caminhada. Montamos as coisas na cabana de pastor e lá pernoitamos. Sorte a mossa termos chegado à cabana, pois choveu torrencialmente durante toda a noite.

No dia seguinte apenas tivemos que subir ao Lombo do Burro e Iniciar a descida na Costa da Sabrosa.

Foi um fim de semana em grande. São momentos como este que nos motivam e nos fazem pensar que A VIDA É BELA.